sábado, 3 de setembro de 2011

CONFESSE: VOCÊ ESTÁ PERDIDO


Arrogância do profissional de Marketing é um dos maiores males para as empresas

Carlos Werner, Diretor de Marketing da Samsung para a América Latina, teve a coragem e a humildade que poucos profissionais da área têm. Semana passada, durante sua apresentação no Digitaling, Fórum Internacional de Varejo Digital, diante de uma grande plateia, ele confessou: “Nossa vida virou um inferno. Temos que adivinhar onde colocar o dinheiro. Temos que experimentar o tempo todo. O Marketing está mais completo”.
Como a afirmação em público do Carlos Werner é algo raro, buscamos meios para esclarecer o porquê de tanto silêncio entre seus pares. Fizemos, então, uma enquete na fan page do Mundo do Marketing no Facebook nesta semana com a seguinte pergunta: “Diante da revolução digital e das constantes mudanças de mercado, como você se sente?” Das 102 respostas válidas até a quarta-feira, ninguém, nenhum profissional, reconheceu estar “Perdido, sem saber o que fazer”, “Inseguro diante das constantes mudanças” ou “Confortável com a situação”.
Uma pessoa disse estar “Sempre achando que perdi alguma informação”. A maioria delas, exatos 52 votos, afirmou estar “Adaptado ao ambiente e buscando estar a frente das mudanças”, enquanto 31 profissionais optaram por “Preparados e atentos para se adequar às mudanças”. Outros 18 votos foram registrados para pessoas que escolheram a resposta “Estimuladas a superar os desafios”.
Enxergar para mudar
Mesmo sem uma pesquisa tradicional, os resultados são espantosos. Mostram a arrogância que muitos profissionais de Marketing ainda nutrem, mesmo diante de um mundo que não é mais igual há 10 anos. O louvor vai apenas para os que não disseram estar “Confortável com a situação”. Ninguém ter respondido esta questão deixa claro o quanto estão desconfortáveis. Daí para estarem “Preparados e atentos para se adequar às mudanças” é um passo muito grande e confesso não estar crente disso.
A nossa intenção não é atirar pedra. Pelo contrário. Sabemos que o primeiro passo para corrigir um erro ou um problema é justamente reconhecê-lo. É essa discussão que queremos trazer à tona. Reconheça e ataque a situação adversa. Fingir que está tudo bem é o caminho mais fácil para continuar a apostar em fórmulas que não dão mais certo ou não são tão efetivas quanto no passado.
Os profissionais de Marketing que não olham a realidade diante de seus olhos acabam prestando um desserviço às empresas que pagam os seus salários e bônus. Grandes casos de sucesso em muitos setores mostram que as empresas que vêm obtendo os melhores resultados são aquelas que estão aproveitando justamente as mudanças de mercado. Mas, para isso, é preciso enxergá-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário